07 março 2006

Bombeiros Voluntários de Viseu já têm comandante

Os Bombeiros Voluntários de Viseu já têm comandante. Julga-se, de fonte segura ouvida, que quando João Marques deixar o comando distrital dos bombeiros voltará ao cargo de comandante da corporação. Todavia sobressaem diversos aspectos que podem impedir essa pretensão, a saber:
Alguns dos deputados deste distrito estão atentos e enviaram um requerimento ao parlamento aumentando o ruído; os comandantes de bombeiros que mais foram beneficiados no consulado do actual comandante distrital (e tê-lo-ão sido quase todos) já remeteram dois abaixo-assinados contestando a intenção de substituição e dando-se como indisponíveis para o verão (ao que julgo saber no verão também só trabalham dois incluídos no dispositivo, isto é, pagos. Talvez ninguém note a falta, ou até mesmo, a agradeça).
Agora o que se estranha, e depois tem que se entranhar, é que a corporação dos viseenses continue sem comandante (eu não tenho vagar, pois se o tivesse já tinha enviado o currículo), sem que o actual comandante distrital ache aí alguma anormalidade ou imponha a resolução do problema. Quiçá impedido pelo estatuto moral de ser juiz em causa própria. E não duvidem que é assim mesmo. O cavalheiro é um paradigma da correcção e da lisura e já agora, dos bons costumes.
Por fim, dos 28 «abaixoassinadistas», quase todos se mostraram indisponíveis para continuar a trabalhar com outro, que não o actual detentor do cargo. Aqui apetece-me ser justo. Que coisa boa que acontecia, se entrassem novos comandos, novas ideias, mais brio, mais vigor e mais empenho (estou a pedir mais, na minha vulgar ganância).
Entretanto… Entretanto forles. Atiçam-se as chamas, segura-se o flanco e espera-se que a coisa cole. E se colar meus amigos? Temos novo comandante, nem que seja para torrar em lume brando, como o Bexiga ou o outro que nem aqueceu o lugar e nem deixou nome? Mas está aí uma iniciativa de se tirar o chapéu e à qual, o governo tem forçosamente que reconhecer os méritos. Para comandante só professores. Como diria Pacheco, do alto da sua autonomia intelectual, é a quadratura dos ovos!!!

Sem comentários: