09 março 2008

Crónicas do Queijo, II

Que os ruins não mudam o mundo isso, já o sabíamos, desde que nascemos. Que não vale a pena imitar o Sancho e combater os moinhos também já o sabemos desde que morávamos na raia. Que o Soares disse que devíamos ter direito à indignação também o disse se bem que ninguém o pareceu levar a sério. Agora que este país está de pantanas e que, nenhum empregado da Republica pretende fazer mais nada do que amealhar o pré, garantir tempo para a aposentadoria e passar incólume e sem chatices pelos deveres profissionais pensávamos que era a excepção mas afinal é a regra. Ora atente-se:

Sexta-feira, dia 7

Um tipo vem na A 25, que bem basta ter uma curva com proibição de circular a 80 km/h, entre o designado nó da Ratoeira, em Celorico e Fornos de Algodres. Pois acreditem que tem um sinal que estabelece o limite máximo de 100 km/h desde o nó da Guarda Sul até Fornos. Na descida do Alvendre, já o sabemos de há muito, montaram um radar sub-reptício enquanto os militares estão emboscados (nem a propósito a GNR tem o estatuto militarizado). A partir de Celorico a BT circula com carros caracterizados e sem sinalizar a marcha acelera para ver se o incauto condutor cai na esparrela. E assim foi. Pouco antes da saída para Fornos escolheram os condutores e toca a sair.

Quinta-feira, dia 6

Um cidadão morador em Viseu vê a casa apedrejada. Vidros partidos, estragos e aborrecimentos. Quanto vai à polícia apresentar queixa que não pode e que não aceitam. No local é que devia ter chamado a polícia, dizem-lhe. Então é simples vou para casa e chamo-vos. Resposta pronta: agora já sabemos. Mas aceitam uma denúncia. E entretanto não se faz nada. E claro as denuncias anónimas continuam a ser investigadas.

Domingo, dia 9

Esta madrugada passei à porta de uma delegacia. Nem um zumbido nem uma luz nada que indicasse que ali estava um departamento que tem actividade 24 horas por dia. Por certo ou foram ao prego (coisa difícil que eu andava atrás do mesmo) ou roncavam que nem Zé Carioca em tarde de Segunda-feira.

9 comentários:

Anónimo disse...

Amadeu Araújo apresenta-se, aqui neste texto, no seu estádio de escrita mais puro. Ou seja: A enorme dificuldade em conseguir construir uma frase onde a pontuação esteja minimamente correcta. Na verdade este mamífero que habita a fauna jornalística do «Diário do Oliveirinha», vulgo DN de Viseu, ainda não aprendeu a gramática toda e a sintaxe nem se fala.
O João Fonseca, homem de letras (e chefe do mamífero em causa) já lhe devia ter ofertado umas aulinhas de escrita numa Escola Superior de Educação à escolha no país (de preferência em Viseu). E como diz o anónimo que aqui debita os melhores «sound bytes» na crítica ( o mamífero-autor-do-blog é o mesmo que tece a critica a si próprio) ou seja, inventa os seus próprios detractores para com isso conseguir contraponto. Na verdade ninguém lê este chorrilho de asneiras. Mas eu sou amigo do mamífero-autor-poeta-jornalista e como não tem ninguém que lhe diga que devia ter sido apenas bombeiro ... vou ser eu o bigue broder dos textos do Amadeu, que agora apelido de «O Peneireiro».

Amadeu, Peneireiro sempre que precises terás em mim um professor de português ás tuas ordens. E não vale a pena responder com quatro caralhadas e dois baldes de merda na boca. Apartir de agora tens-me à perna. VOU-TE FODER A CABEÇA ATÉ SABERES ESCREVER EM PORTUGUÊS ESCORREITO.

Anónimo disse...

«Um tipo vem na A 25, que bem basta ter uma curva com proibição de circular a 80 km/h, entre o designado nó da Ratoeira, em Celorico e Fornos de Algodres».
(ó latoeiro da escrita, o que é que bem basta? o tipo é o sujeito? e complemento directo? Um tipo vem ... e depois passa essas «ratoeiras» e fica parado num ponto final.

Anónimo disse...

Se o Fonseca ler estes teus pseudos-desabafos-encapotados-de- critica-social-pacóvia ... nem o maior chato do porteiro dos pentelhos eruditos do Big Boss te vai salvar da desgraça! A corda!

Anónimo disse...

Rapaz bem sei que precisavas de alguém que te desse trela, pois bem encontraste um «melo» que te vai torrar a a escrita e não só até ao fim dos teus dias.

Anónimo disse...

amigos tive dois um fui-lhe ao cu e o outro fugiu-me. por certo tu serás o que me fugiu. quanto ao resto estimo bem que te cozas e por mais que insistas estes comentários hão-de ser livres até eu morrer e não é com os teus latidos que vão deixar de o ser.

Anónimo disse...

boa noite senhor anónimo. graças! felizmente não sou sózinha a puxar as orelhas a este burro cigano.
a.g

Anónimo disse...

Chiuuuuuuu! Este fechou a loja ... já não era sem tempo!

Anónimo disse...

Hello. This post is likeable, and your blog is very interesting, congratulations :-). I will add in my blogroll =). If possible gives a last there on my blog, it is about the Celular, I hope you enjoy. The address is http://telefone-celular-brasil.blogspot.com. A hug.

Anónimo disse...

Então «Penereiro» andas sem palavras ou já te cairam os dentes definitivamente?
Todo Teu ... amorzinho
Ass: FodoTaCabeça!