11 fevereiro 2008

Trancoso, aldeia historica? Mas porque morreste tu Miguel?

Trancoso, Guarda, 11 Fev (Lusa) - Um Parque Ambiental (PA) para recolha e tratamento de resíduos industriais e hospitalares vai ser instalado em Vila Franca das Naves, concelho de Trancoso, no âmbito de um protocolo hoje assinado entre a autarquia e o Grupo Lena.
Segundo Júlio Sarmento, presidente da autarquia de Trancoso, o equipamento, que será o primeiro do distrito da Guarda e da zona a norte do Mondego, ocupará uma área total de 16 hectares, numa zona de expansão da freguesia de Vila Franca das Naves.
Adiantou que no PA serão recebidos e tratados resíduos que não são recolhidos habitualmente pelos sistemas multimunicipais, ficando o complexo articulado com outras plataformas do grupo Lena, no âmbito da estratégia daquela estrutura empresarial na área ambiental.
Paulino Silva, representante do grupo empresarial na assinatura do contrato de parceria hoje celebrado, adiantou à Agência Lusa que o futuro PA terá valências nas áreas de triagem, selecção e valorização de resíduos, incluindo o seu destino final em aterro.
Serão recebidos resíduos pré-hospitalares, hospitalares, industriais, pneus, automóveis em fim de vida, óleos usados, plásticos, madeiras e inertes, explicou.
O mesmo responsável disse que está contemplada a instalação de uma unidade de peletes [partículas de madeira comprimida] para aquecimento e que o grupo está a analisar se o mercado permite "que este parque venha também a integrar uma unidade de valorização de inertes".
"O concelho e a região têm essa lacuna, assim a dimensão do mercado o permita", afirmou Paulino Silva, dando conta que o investimento inicial a realizar será de dois milhões de euros.
Acrescentou que a unidade deverá estar pronta a funcionar dentro de "ano e meio", criando cerca de meia centena de postos de trabalho.
Segundo o mesmo responsável, o futuro parque irá receber resíduos do concelho de Trancoso e dos municípios limítrofes, considerando que a "grande vantagem" para os empresários da região reside no facto de não terem que efectuar deslocações para outros pontos do país.
Pelas contas do representante do grupo Lena, a unidade a instalar em Vila Franca das Naves deverá tratar um volume anual de resíduos "até dez mil toneladas", sendo que alguns deles serão encaminhados para outras unidades já existentes.
No âmbito do protocolo hoje celebrado, a Câmara Municipal de Trancoso cede o terreno para implantação do PA, infra-estrutura que, no entender do presidente da autarquia, representa uma mais-valia para o concelho e região.
Júlio Sarmento sublinhou que este projecto visa dar resposta às exigências da sociedade civil, "porque existem muitos industriais ligados a oficinas de automóveis, venda de pneus, de construção civil e outros, que não têm onde depositar os seus resíduos e, através desta oferta, vão ter a resposta que muitas vezes nem sabiam onde a procurar no país e, quase sempre, longe".
"Vale também como projecto de investimento, uma vez que é mais um investimento que se atrai para o município de Trancoso, é um conjunto de postos de trabalho que vai ser possível criar e é uma mais-valia para o município e região", disse o autarca em relação ao projecto.
Júlio Sarmento acredita que o Parque Ambiental, para além de servir o seu município e toda a região da Beira Interior, poderá ser procurado por empresas espanholas "dada a proximidade" com a linha de fronteira.
O grupo Lena é gestor de resíduos com destino final a aterro sanitário em concelhos dos distritos de Leiria, Santarém, Castelo Branco, Évora e Beja, e de outras valências ambientais como saneamento básico, distribuição de água e centros de recuperação de embalagens hortofrutícolas.

6 comentários:

Anónimo disse...

O cagalhao deste gajo do blogue é completamente tarado dos cornos...Não há ninguém que lhos parta.... da minha parte já teve mais longe

"Estimo bem que te fodas e que ardas no coruto dos infernos e que se te acabe o vinho no tonel. Quanto ao patronato as merdas valem 1200 e as merdas fixes valiam 100. Eis a diferença."

Anónimo disse...

vem. mas vem mesmo. não fiques na fila que é longa e não faças como os outros que só o desejaram.

Anónimo disse...

E eu, cidadão pacado, cordato, ordeiro e, vá lá, aqui e ali, um gajo porreiro, estou sentado na primeira das filas para assistir a este galhardo combate de mulas. Mas sei, porque se vê nitidamente na mira pequena, aquela que serve para encher de certezas a mira grande, quem vai ganhar esta coiçaria. E por cruel golpe baixo. É o dono do blogue!!! E porquê? Porque o anónimo é um personagem de banda desenhada que caiu da tira quando o dono do blogue virava abruptamente uma página... da vida! Eu, por mim, ordeiro, pacato e sonolento leitor deste blogue, aconselho aos dois(que eu sei bem ser um só, mas gosto da Alice no País das Maravilhas) a correrem para a Pretexto a pretexto de adquirirem de um só fôlego toda a obra do Mário de Carvalho. Depois de lida, quero ver os dois juntinhos a obrar em uníssono!!! Um dois, esquerdo direito... apresentaaaar... ARMAS!!!!

Anónimo disse...

Não acredito no que estou a ler... Primeiro vedam-nos (populações do interior) o acesso à saude pública, fechando centros de saúde e Hospitais e agora têm a lata de vir tratar resíduos hospitalares para a nossa porta?! Ou será que estou errado? E o povinho lá se vai calando... porque vão ser criados (?) 50 postos de trabalho! Eu lembro que os portugueses ainda estão à espera dos 150 mil prometidos há 3 anos...

Anónimo disse...

Na Escola Profissional de Trancoso a directora violava os alunos nas oficinas, enquanto punha um par de cornos ao marido...depois nove meses depois nasceu um filhote...
e o cornudo assumim...

Nessa escola havia ainda uma professora loira que corrina no encalce de um aluno que tinha uma mota..corria e fodia o aluno...hoje o moço é agente imobiliário na Guarda e o corno do marido continua feliz e contente...


Aquilo é que era uma escola, era pinar as professoras e pinar as colegas...e os meus colegas igual!

Aquilo é que era uma escola de putaria. Aulas quase nenhum professor dava...

Anónimo disse...

Parabéns pelo Blogue pena que a sua cidade seja governada por um bando de ladrões e bebados. A começar pelo Sarmento que trabalha onde e quanto pode, ele é cãmara e santa casa, TEGEC, Escola Profissional e até Encanta.
o António Oliveira bebado afamado, recebe da camara, escola profissional, aenebeira, cursos de formação da aenebeira e recebe um churudo ordenado na empresa Encanta, isto tudo para andar sempre bebado que nem um cacho...
O Dr. Whisky como lhe chamam...é pena que gente desta estrague Trancoso desta forma...Temos pena...

Mas a sua iniciativa é muito positiva, os meus sinceros parabéns. Catarino